Prémio Nacional da Animação 2019

Prémio Nacional da Animação 2019 – Regulamento (PDF)

A Casa da Animação criou, em 2013, o Prémio Nacional da Animação, como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da animação portuguesa.

É composto por três categorias: Filmes de Profissionais, Filmes de Escolas e Filmes de Oficinas, e ainda, o Prémio do Público, que é atribuído a nível nacional pelo público presente nas sessões competitivas que são promovidas pelos parceiros no país.

Este ano concorreram ao Prémio um total de 54 filmes: 09 na categoria Filmes de Profissionais, 25 na categoria Filmes de Escolas e 20 na categoria Filmes de Oficinas.

 

RESULTADOS DA SELECÇÃO (SHORT LIST):

CATEGORIA FILMES DE PROFISSIONAIS

AQUAMETRAGEM, de Marina Lobo (Produção: aToca / Entidade Promotora: Lisboa E-Nova)

MARÉ, de Joana Rosa Bragança (Produção: Animanostra – Cinema, Audiovisual e Multimédia / Co-Produção: Filmanimática CR – Portugal)

TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS, de Regina Pessoa (Produção: Ciclope Filmes / Co-Produção: ONF/NFB e Les Armateurs)

ASSIM MAS SEM SER ASSIM, de Pedro Brito (Produção: Animanostra – Cinema, Audiovisual e Multimédia / Co-Produção: Filmanimática CR – Portugal)

O RAPAZ E A CORUJA, de Mário Gajo de Carvalho (Produção: Filmes do Gajo)

CATEGORIA FILMES DE ESCOLAS 

SLEEP TIGHT, de Rafael Garcia, João Ribeiro, Miguel Silva (Escola Superior de Media Artes e Design)

ODE À INFÂNCIA, de João Monteiro & Luís Vital (Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Tecnologia e Gestão)

52Hz, de Beatriz Barroso, Mariana Peres, Rita Marques, Silvia Tang, Tiago Gomes (Universidade Lusófona)

CELLFIE, de Débora Mendes (Universidade Lusófona)

NOtified, de Rita Marques, Luana Ramos, Mariana Soares (Universidade Lusófona)

SEA SHEPHERD, de Débora Mendes, Mariana Soares (Universidade Lusófona)

MANIFESTO: PULP, de Margarida Pereira (Seeway Formación)

AQUI ENTRE NÓS, de Rita Castro (KASK School of Arts)

GROW UP, de Thomas Coutinho (Escola Artística Soares dos Reis)

HOTARU, de Marta Ribeiro (Escola Artística Soares dos Reis)

TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION, de Óscar Ferreira (Escola Artística Soares dos Reis)

CATEGORIA FILMES DE OFICINAS 

QUADRADO VIDA E MORTE, orientado por Abi Feijó e Isabel Fonseca (Casa Museu de Vilar e Externato Senhora do Carmo)

TENHO FOME, orientado por Abi Feijó, Isabel Fonseca e Jorge Carvalho (Casa Museu de Vilar e Agrupamento de Escolas Lousada Oeste)

MAR-ME-QUER, orientado por Graça Gomes e Carla Augusto (Cine Clube de Viseu)

OS CHAPÉUS DE PESSOA, orientado por Fernando Saraiva (Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa)

A DANÇA DAS MÁSCARAS, orientado por Fernando Saraiva (Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa)

PENSAR AMADEO, orientado por Fernando Saraiva (Associação de Ludotecas do Porto/Anilupa)

CUIDADO, PÁSSAROS!, orientado por Jeanne Waltz (OFFICINA MUNDI / Câmara Municipal de Avis)

COMITÉ DE SELECÇÃO

 

 

JOANA NOGUEIRA

Licenciada em Artes Plásticas pela ESAD das Caldas da Rainha (2009). Mestre em Ilustração e Animação pelo IPCA de Barcelos (2016), onde focou o seu trabalho no desenvolvimento de personagens e construção de marionetas para animação. Frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Veneza, em Itália, ao abrigo do programa ERASMUS (2008-2009).

Co-realizou duas curtas metragens com Patrícia Rodrigues: ‘Pronto, era assim’ (2015), produzida no âmbito da Academia RTP, tendo esta sido galardoada em festivais nacionais e internacionais, e o episódio 07 da série CRIAS (2019), uma co-produção da Praça Filmes e VIDEOLOTION.

Em 2015 integrou a equipa da Casa da Animação onde colaborara na produção e formação. Dedica-se ao seu trabalho pessoal como ceramista de criaturas, ilustradora e animadora, e dedica-se à formação nas áreas de animação e da cerâmica.

CRISTINA LIMA

Cristina Lima nasceu em Moçambique, a 15 de Junho de 1966. Em 1974, com 8 anos, vem para Portugal, onde vive desde então. Licenciada em Línguas e Literatura Moderna: Inglês e Alemão pela Universidade do Porto e pós-graduada em Tradução.

Após concluir os seus estudos, em 1989, Cristina começa a trabalhar no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho onde é uma das responsáveis pelos contactos internacionais, networking, programação, catálogo, coordenação de convidados e uma das representantes do Festival nos eventos e festivais estrangeiros tais como Cartoon Forum (Finlândia), Annecy (França), Kecskemét (Hungria), Meknés (Marrocos), Zagreb (Croácia) e Anima Brussels (Bélgica).

Membro do júri internacional no KAFF – Kecskemét Animation Film Festival (Hungria) e do Cartoon Club, Rimini (Itália) onde apresentou, também, um programa especial de Animação Portuguesa. Em 2018 integrou o Comité de Selecção do Hiroshima International Film Festival.

VÍTOR GOMES

Vitor Hugo Gomes, Licenciado em Design de Animação e Multimédia, no Instituto Politécnico de Portalegre. Em 2011 inicia-se na animação 2D na Bang! Bang! Animation Studio, como animador na série Nutriventures em 2015, participa no Projeto Academia RTP, participando como animador 2D na curta-metragem “Pronto, era Assim”. Em 2016 entra na equipa do Studio SOI, participando em duas seasons da série “The Amazing world of Gumball” da Cartoon Network, e na curta-metragem “ODE” para o Trickfilm-Festival Stuttgart. Colaborou entretanto com a AIM Creative Studios em vários projetos de animação.