Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

quarta-feira, 14 fevereiro 2024 02:18

Terrorismo em Cabo Delgado: infra-estruturas públicas e religiosas queimadas em Mazeze, distrito de Chiúre

A violência armada em Cabo Delgado tem vindo a ganhar novos contornos nos últimos dias, com os terroristas, vulgo "Mababus ou Alshababs" que ainda circulam no distrito de Chiúre, sul da província, a protagonizar mais um ataque, desta vez à sede do posto administrativo de Mazeze, sem, no entanto, causar vítimas mortais.

 

À "Carta", fontes disseram que os Alshababs escalaram Mazeze por volta das 16h00, onde a maior parte da população já tinha fugido quando se apercebeu dos movimentos dos terroristas que queimaram infra-estruturas públicas, privadas e religiosas.

 

\"Os malfeitores entraram, sim, mas não há registo de morte. Felizmente, a população já tinha saído na medida em que os terroristas já tinham sido vistos pelos camponeses que estavam nas suas machambas e pelas comunidades à volta. Alguns residentes foram em direcção a Mecúfi enquanto outros se esconderam", disse Celestino Cesário, a partir da vila de Chiúre.

 

Carlos António, outro residente da vila de Chiúre, disse que, entre as infra-estruturas queimadas ou vandalizadas, destacam-se o mercado, centro de saúde, igreja e residência dos padres.

 

As fontes acrescentaram que "apesar de tudo, a vida na vila de Chiúre decorre com normalidade, sobretudo porque a maior parte das famílias atravessaram o rio Megaruma para o distrito de Mecúfi", dando a entender que a distância entre Mazeze à sede do distrito de Chiúre é maior em relação a Mecúfi.

 

Ainda em Mazeze, os terroristas ainda tiveram tempo de dialogar com algumas pessoas, cuja tónica foi o apelo para a prática de actos religiosos de acordo com o Islão. Refira-se que, na semana passada, os terroristas idos do distrito de Mecúfi escalaram a aldeia Nacoja, também em Mazeze, onde queimaram duas igrejas e palhotas. (Carta)

Sir Motors

Ler 3319 vezes