25 de Fevereiro de 2022

Começaram as sessões do Programa de Energia Sustentável para Mulheres

O mês de Fevereiro marcou o início do Programa de Energia Sustentável das Mulheres, que visa a formação, capacitação e empoderamento das 22 candidatas seleccionadas, provenientes de São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. 

 

É promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a ALER e, surge no âmbito do Projecto “Programa Estratégico de Promoção de Investimentos em Energias Renováveis e Eficiência Energética no Sector da Electricidade de São Tomé e Príncipe". 

 

O Programa foi concebido para capacitar mulheres e envolvê-las no desenvolvimento do sector da energia, promovendo uma transição energética justa e inclusiva, de acordo com o compromisso assumido pela ALER junto do Gender and Energy Compact.

 

Este Programa decorrerá entre Fevereiro e Junho, e é composto por sessões semanais, conduzidas pela ALER com o apoio de outros parceiros, como a Territórios Criativos e a Associação das Mulheres Moçambicanas na Energia (MWE).

 

A primeira sessão foi dedicada à importância e potencial de gestão de redes sociais, com foco no potencial da rede social Linkedin. Tanto para se darem a conhecer ao mercado de trabalho, como para desenvolver o seu marketing pessoal. Com esta sessão pretendeu-se potenciar a carreira de cada uma das participantes, através de uma rede de contactos bem estruturada.

 

A segunda sessão foi dedicada às estratégias de marketing pessoal, nomeadamente a partilha de estratégias de fortalecimento da imagem e da reputação das profissionais por meio da promoção pessoal. O objectivo desta sessão foi promover, com cada uma destas mulheres inspiradoras, técnicas de criação de uma imagem diferenciada, influente e de autoridade.

 

Na semana que assinala o Dia da Mulher, algumas candidatas do Programa Energia Sustentável para Mulheres terão a oportunidade de participar num evento organizado pela Heden Lisboa e pela ALER: Women's History Week: Stories Retold, no dia 10 de março às 18h30 (GMT ). O evento tem como tema “Mulheres, energia e sustentabilidade” e será uma conversa sobre as perspetivas, desafios e novas descobertas das mulheres na área das energias renováveis.