Questionário de avaliação dos critérios de compras públicas sustentáveis integrado no Projeto "LIFE ReNatural NZEB” - Fornecedores
O Inquérito faz parte integrante do projeto ReNaturalNZEB – Recycled and Natural Materials and Products to develop Nearly Zero Energy Buildings with low carbon footprint, financiado pelo projeto LIFE e que envolve 6 parceiros entre instituições privadas e públicas, de Portugal e Espanha. O coordenador é a Direcção-Geral de Arquitetura da Junta da Extremadura, Espanha.
O LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. é responsável pelo inquérito que tem por objetivo melhorar a perceção da aplicação dos critérios de compras públicas sustentáveis na construção de edifícios residenciais com necessidades energéticas quase nulas em Portugal. Este questionário baseia-se nos critérios de Compras Públicas Ecológicas (CPE) da União Europeia e na Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE).

Muito agradecemos o preenchimento deste questionário de avaliação que servirá para fins estatísticos e para orientar as políticas no sentido da construção de edifícios sustentáveis. Mesmo que a sua empresa não forneça para obras públicas, agradecemos também o seu preenchimento, uma vez que estes critérios também se podem aplicar ao fornecimento de obras privadas.

Sign in to Google to save your progress. Learn more
1. Qual é a categoria da empresa?
*
2. Cidade onde se localiza a empresa: *
3. As Compras Públicas Sustentáveis (CPS) são um componente importante na sustentabilidade de uma empresa dado que dizem respeito à compra de bens e serviços pelas organizações públicas integrando nesse processo, não apenas considerações económicas (preço, qualidade, disponibilidade, funcionalidade), mas também considerações ambientais tendo em conta os efeitos no ambiente que o produto e/ou serviço tem ao longo do seu ciclo de vida, e considerações sociais.

3.1. Neste contexto, a empresa considera as CPS uma componente oficial e reconhecida nas suas aquisições?

*

3.2. A empresa possui políticas formais de compras públicas sustentáveis?

*

4. No fornecimento de materiais de construção solicitados pelos clientes para a construção de um edifício ou para grandes obras de renovação a empresa está apta a cumprir com os seguintes requisitos de sustentabilidade para os materiais?

*

*Este critério não é um requisito de compras públicas, mas este aspeto é importante numa perspectiva de descarbonização

Sim
Não
Não aplicável
Materiais certificados (ex: rótulo ecológico europeu, rótulo biológico da UE, etiqueta energética, declarações ambientais de produto (EPD) ou auto-declarações)
Materiais/componentes locais*
Materiais com baixo impacte ambiental
Materiais não tóxicos
Materiais reciclados (ex. resíduos de celulose)
Materiais renováveis (ex. cortiça, blocos de betão com cortiça, fibras vegetais em substituição das tradicionais armaduras de aço utilizadas no betão armado - bambu, materiais compósitos de base cimentícia contendo fibras vegetais - madeira de pinho)
Materiais de isolamento naturais, de longa duração e passíveis de reutilização e reciclagem (ex. cortiça, celulose, lã de ovelha)
Madeira legal (ex. madeira proveniente de florestas de gestão sustentável)
Materiais com elevada vida útil
Tintas e vernizes de base aquosa, para evitar COV`s e outros agentes cancerígenas (ex. possuir um limite de emissão de <10.000 µg/m3 para 3 dias e <1.000 µg/m3 para 28 dias no caso dos COV’s; e para agentes cancerígenas <10 µg/m3 para 3 dias e <1 µg/m3 para 28 dias)
5. Para todas as questões que responderam sim, por favor indicar como demonstram aos contratantes que cumprem com os critérios de sustentabilidade para os materiais?
5.1. Materiais certificados (ex: rótulo ecológico europeu, rótulo biológico da UE, etiqueta energética, declarações ambientais de produto (EPD) ou auto-declarações)
5.2. Materiais/componentes locais
5.3. Materiais com baixo impacte ambiental
5.4. Materiais não tóxicos
5.5. Materiais reciclados (ex. resíduos de celulose)
5.6. Materiais renováveis (ex. cortiça, blocos de betão com cortiça, fibras vegetais em substituição das tradicionais armaduras de aço utilizadas no betão armado - bambu, materiais compósitos de base cimentícia contendo fibras vegetais - madeira de pinho)
5.7. Materiais de isolamento naturais, de longa duração e passíveis de reutilizar (ex. cortiça, celulose, lã de ovelha)
5.8. Madeira legal (ex. madeira proveniente de florestas de gestão sustentável)
5.9. Materiais com elevada vida útil
5.10. Tintas e vernizes de base aquosa, para evitar COV`s e outros agentes cancerígenas (ex. possuir um limite de emissão de <10.000 µg/m3 para 3 dias e <1.000 µg/m3 para 28 dias no caso dos COV’s;  e para agentes cancerígenas <10 µg/m3 para 3 dias e <1 µg/m3 para 28 dias)
Comentários finais (opcional)
Muito obrigada.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy