Abrantes, Constância e Sardoal

Caminhos Literários

CAMINHOS LITERÁRIOS pretendem afirmar-se como um território literário onde se traçam caminhos e percursos literários. A marca será desenvolvida na região e a nível nacional e internacional, através da relação de alguns dos nomes de referência como: António Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá deixaram a sua marca. O projeto visa a construção de um território literário entre os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, onde, para além das paisagens literárias associadas a cada um dos escritores, importa frisar a construção de um projeto turístico-cultural em que a literatura seja a alavanca para a descoberta de novas identidades.
Esta Literatura, com diferentes leituras, é muito mais que palavras, pelo que o projeto vai alicerçar-se em memórias, significados e emoções presentes nestes autores (e outros) transpondo-os para os lugares físicos, concretos, experienciáveis, através de uma narrativa de viagens, como um fator estratégico de diferenciação e de animação no desenvolvimento deste nosso território.
CAMINHOS LITERÁRIOS responde à necessidade de tornar visíveis os elementos singulares que caracterizam o território destes três municípios do Médio Tejo, pelo que, enquanto programa cultural ele articula de forma consequente e criteriosa os recursos endógenos, sejam eles materiais ou imateriais, físicos ou humanos, com agentes e recursos externos para fortalecer os primeiros e os catapultar para um novo plano de relação com o exterior.