Ir para o conteúdo

Bibliotecas municipais de Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura recebem esta semana os Encontros Literários do Alto Minho

2022-10-27
Os Encontros Literários do Alto Minho, de nome "As palavras que nos unem”, passam esta semana pelas bibliotecas municipais de Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, respetivamente, nos dias 27, 28 e 29. A iniciativa é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com a RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, no âmbito do projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”.

Com uma programação que privilegia conteúdos em multiformato, como audiodescrições do programa, traduções em braille e em língua gestual portuguesa, para assegurar a efetiva participação de todos os públicos, estes encontros pretendem, por um lado, juntar à conversa diferentes autores, unindo todos os públicos em torno dos livros, e, por outro, proporcionar uma reflexão sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão social. A iniciativa conta com a participação de José Mário Silva e Rita Taborda Duarte, em Viana do Castelo; Olinda Beja e Carlos Quiroga, em Monção; Filipe Homem Fonseca, João Morales e Adolfo Luxúria Canibal, em Paredes de Coura. 

O programa inicia-se amanhã, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 10h30, com uma sessão sobre "A importância da ficção", com José Mário Silva, tendo como destinatário o público escolar. Às 14h30, haverá partilha de histórias "São as palavras que nos unem", num momento que tem como destinatários os lares e centros de dia, com a participação de alunos da licenciatura em Educação Social Gerontológica da ESE - IPVC e do grupo Sénior+ da Escola Secundária de Monserrate. À noite, às 21h30, o público em geral é convidado a participar em "Secundários ou simbólicos – A deficiência na ficção", com Rita Taborda e José Mário Silva.

No dia seguinte, sexta-feira, a Biblioteca de Monção recebe as sessões "Trago histórias comigo”, pelas 10h00, com Olinda Beja e dirigida a alunos do 2º ciclo; e "Palavras que gostam de viajar”, às 21h30, com Carlos Quiroga e Olinda Beja. Este momento será precedido pela atuação da Tuna da Universidade Sénior de Monção, às 21h00.

A iniciativa chega ao fim no dia 29, sábado, na Biblioteca Municipal de Paredes de Coura, com sessões programadas para as 10h00, com Filipe Homem Fonseca e João Morales, designada "O Som da Sílaba Certa”, destinada a crianças e famílias; e, para as 17h00, contando com a atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Paredes de Coura, a que se seguirá uma conversa com Adolfo Luxúria Canibal e novamente Filipe Homem Fonseca em torno do tema "Homens de palavra”. João Morales fará a moderação de todas as sessões.

O projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho "As palavras que nos unem”, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis. 

O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi