Associação Comercial do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio da Bolsa, no Porto, sede da ACP.

A Associação Comercial do Porto (ACP) GCCMHIHGOIPMHMAIMHMAIMHME é uma associação constituída e fundada em 1834 na cidade do Porto para assegurar a representação da comunidade de negócios da região a nível nacional e internacional. É igualmente conhecida por Câmara de Comércio e Indústria do Porto (CCIP). É a mais antiga associação empresarial de Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

A sua história remonta ao século XVIII onde já os homens de negócios da cidade se reuniam na Congregação Juntina, predecessora da actual ACP.

A 16 de Novembro de 1934 foi feita Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, a 28 de Maio de 1937 foi feita Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, a 9 de Abril de 1981 foi feita Membro-Honorário da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial, a 15 de Novembro de 1994 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Mérito Empresarial Classe Comercial e a 30 de Maio de 2019 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[1]

Hoje, a ACP tem a sua sede localizada num dos mais emblemáticos edifícios da cidade do Porto, o Palácio da Bolsa e nela se reúnem representantes de todos os sectores de actividade, da agro-indústria ao turismo, passando pela indústria, comércio, distribuição, serviços e profissionais livres.

A ACP tem actualmente como seu presidente e representante o Dr. Nuno Botelho.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Associação Comercial do Porto". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 19 de fevereiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]